Publicado em 05 nov 2025 • por Leomar Alves Rosa •
O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Sead (Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos), empossou os novos representantes do NEEP/SUAS-MS (Núcleo Estadual de Educação Permanente do Sistema Único de Assistência Social). A cerimônia foi realizada nesta terça-feira (4) na Escola do SUAS/MS Mariluce Bittar, em Campo Grande, reunindo gestores, técnicos e representantes das instituições de ensino superior.
A posse marca um passo importante para o fortalecimento da Política de Educação Permanente no âmbito do Sistema Único de Assistência Social em Mato Grosso do Sul. O ato reafirma o compromisso do Governo do Estado com a qualificação contínua dos trabalhadores do SUAS, a melhoria da gestão e o aprimoramento dos serviços socioassistenciais oferecidos à população.
Instituído em 2015, o NEEP/SUAS-MS tem como missão consolidar a cultura da educação permanente no sistema, promovendo a profissionalização dos trabalhadores e a efetividade das ações voltadas à gestão, ao provimento de serviços e ao controle social.

Durante o evento, a secretária de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos, Patrícia Cozzolino, destacou o papel estratégico do núcleo na articulação, planejamento e acompanhamento das ações formativas. “A posse dos novos representantes reforça o compromisso com uma rede de proteção social cada vez mais integrada, humanizada e eficiente”, afirmou a titular da Sead.
A coordenadora do NEEP/SUAS-MS, Leizelane Aparecida Campagna, ressaltou a importância do novo mandato para o fortalecimento da educação permanente no Estado.
“É o início de um novo ciclo para darmos continuidade às ações de formação. O núcleo é um espaço de interlocução e cooperação entre universidades, trabalhadores, gestores e usuários, que visa aprimorar o Sistema Único de Assistência Social em Mato Grosso do Sul”, destacou.
Já a coordenadora da Escola do SUAS/MS, Patrícia Noleto, enfatizou a relevância da integração entre os diferentes atores da política de assistência social.
“Esse espaço de articulação, que une o poder público, as universidades e os coletivos voltados à garantia de direitos, é fundamental para assegurar que famílias e indivíduos recebam uma política pública comprometida com a dignidade humana e a cidadania”, afirmou.
Com a nova composição, o NEEP/SUAS-MS segue se consolidando como um espaço essencial para o fortalecimento das políticas públicas de assistência social em Mato Grosso do Sul.
Texto e fotos: Leomar Alves Rosa, comunicação Sead