Iniciativa inédita, capacitação de servidores para combate ao racismo será nesta sexta-feira

Secretário executivo de Direitos Humanos, Ben Hur Ferreira, conversa com servidores da Secretaria.
  • Publicado em 12 nov 2025 • por Paulo de Camargo Fernandes •

  • Lideranças da Sead (Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos) vão receber um dia de capacitação para combater o racismo. O curso sobre letramento racial será nesta sexta-feira (14) e as inscrições estão abertas. Realizado pela Defensoria Pública, o curso será no auditório da ESDP, na Rua Raul Píres Barbosa, 1464, em Campo Grande.

    Pela manhã, a Pós-doutora em Educação (UFPR), docente da UFMS e pesquisadora da Cátedra Unesco/UFMS Eugenia Portela de Siqueira Marques vai palestrar sobre os Fundamentos e Estruturas do Racismo no Brasil e a Pós-doutora em Educação (UFMS) e doutora em História (UFGD) Cíntia Santos Diallo falará sobre Enfrentamento e Práticas Antirracistas.

    Com apoio da secretária Patrícia Cozzolino, da Sead, a iniciativa inédita é da Secretaria Executiva de Direitos Humanos, por meio do secretário executivo Ben-Hur Ferreira e dos servidores Taynná Miranda, Fábio Brandão e Andresa Francine da Silva Maria.

    Ben-Hur Ferreira explicou que, com a capacitação, a Sead reforça o compromisso com os princípios constitucionais e internacionais de igualdade. “A luta contra o racismo é uma luta de todos. A formação ampliará a qualidade das políticas públicas e promoverá uma cultura organizacional baseada na justiça racial. Capacitar nossas lideranças é o primeiro passo concreto nessa direção”, disse. 

    A decisão de chamar gestores e coordenadores da Sead para participar da formação é uma maneira de garantir que os valores de equidade e diversidade se tornem diretrizes institucionais e não apenas ações pontuais. Além disso, a capacitação das lideranças, como secretários executivos, superintendentes e coordenadores, produz um efeito multiplicador.

    O Relatório do Grupo de Trabalho da ONU sobre Pessoas de Ascendência Africana recomenda que os governos implementem medidas permanentes de capacitação antirracista para servidores públicos e lideranças administrativa visando a transformação institucional e o cumprimento das metas da Agenda 2030.

    Em âmbito nacional, o Estatuto da Igualdade Racial (Lei nº 12.288/2010) estabelece que é dever do Estado promover políticas públicas destinadas à redução das desigualdades raciais e à capacitação de agentes públicos para prevenir discriminação e assegurar tratamento equânime.

    Inscrições
    Para se inscrever no curso de formação Letramento Racial – Multiplicando Práticas Antirracistas e do Bem Viver no Serviço Público é necessário acessar o site da Defensoria (defensoria.ms.def.br), clicar na aba superior “Para o Cidadão”, depois clicar em “Escola Superior da Defensoria” e em “Confira aqui a programação de cursos da ESDP”. A capacitação na sexta-feira será das 8h às 17h30.

    Paulo Fernandes, Comunicação Sead

    Foto: Leomar Alves Rosa

    Categorias :

    Direitos Humanos

    Veja Também