Campo Grande (MS) – Com o objetivo de homenagear personalidades femininas que se destacam no Estado, com a entrega do troféu Celina Jallad, a Assembleia Legislativa de MS realizou na noite de ontem (29), Sessão Solene alusiva ao Dia Internacional da Mulher. A titular da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), Elisa Cleia Nobre, foi uma das nove homenageadas com a honraria.
“Quero agradecer as deputadas Mara Caseiro, Antonieta Amorim e Grazielle Machado pela homenagem concedida e a todos os meus familiares, amigos e amigas que prestigiaram. Mais honrada ainda fiquei ao ser escolhida para falar em nome das homenageadas com o ‘Troféu Celina Jallad’, uma fala de agradecimento por tudo que as mulheres conquistaram até hoje e também de destaque para as lutas que travamos diariamente. Parabéns a todas as homenageadas e que novos tempos possam surgir para todas nós. Deus nos abençoe”, destacou a secretária.
O troféu leva o nome da ex-deputada Celina Jallad que faleceu em 28 de fevereiro de 2011 e se destacou no Legislativo estadual por sua atuação em defesa dos direitos das sul-mato-grossenses. Ela nasceu em Campo Grande (MS), filha do ex-governador Wilson Barbosa Martins e Nelly Martins. Em 1997 foi eleita vice-presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, sendo a primeira mulher a ocupar o cargo na história do Parlamento. Já em novembro de 2010 Celina tomou posse como conselheira no Tribunal de Contas do Estado e foi a primeira mulher a ocupar o cargo em 30 anos de existência do tribunal.
Também foi homenageada a primeira-dama de Campo Grande, Tatiana Martinho Lescano Trad; a titular da Delegacia de Atendimento à Mulher, Ariene Nazareth de Souza; a empresária Cleonice Aparecida Valêncio; a cerimonialista Cacilda da Silva Seraphim; a motorista de ônibus Fátima Aparecida do Nascimento; a empresária e ex-prefeita de Itaquiraí, Sandra Cassone; a agente de saúde Inês Hunhoff e a vereadora Cleisy Maira Paes Souza Milleo.
“Nossa intenção é homenagear essas mulheres guerreiras, que fazem a diferença em nossa sociedade, atuando em várias frentes para transformar o nosso Mato Grosso do Sul em um estado mais justo e mais humano”, destacou Mara Caseiro, uma das proponentes da sessão.
Com informações da AL/MS. Leomar Alves Rosa, assessoria Sedhast | Fotos: Ana Paula Oliveira