Campo Grande (MS) – Concluir um curso de nível superior, com certeza, é um sonho de muitos brasileiros. Em Mato Grosso do Sul esse sonho se torna mais próximo com o Programa Vale Universidade, conduzido pela Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), que tem como secretária a também vice-governadora, Rose Modesto.
Ontem (18), com a presença da vice-governadora em Ponta Porã e Dourados, centenas de acadêmicos deram mais um passo para essa conquista, durante as assinaturas dos termos nas duas cidades.
Foi em busca dessa realização que Ramon Fernandes, 29 anos, morador do município de Antonio João, distante 284 km da capital, se inscreveu no PVU. “Quando soube desse programa, por meio da internet, sabia que seria uma chance única para conseguir concluir minha graduação”. Ramon conta ainda que ao ser selecionado ficou muito emocionado e lembrou das dificuldades que enfrentaria. “Com certeza, se eu não fosse selecionado, teria que parar de estudar, pois não teria como pagar as mensalidades e me manter”. Para o jovem as duas horas diárias que terá que percorrer para ir e vir até Ponta Porã, local onde cursa educação física, serão superaradas com muita determinação.
De Itaporã, 214 km da capital, Pamela da Silva, 17 anos, acadêmica de pedagogia em Dourados, também comemora a entrada no Vale Universidade. “Foi um prêmio pra mim. Estava torcendo muito para ser selecionada e entrar no programa. Na minha casa só minha mãe trabalha e com certeza seria difícil manter a casa, eu e minha irmã, e ainda me ajudar a pagar o curso”, conta. Em relação ao estágio que terá de prestar, Pamela diz ser uma vantagem em sua vida profissional. “O estágio será uma oportunidade a mais para eu aprender e acredito que no final do curso estarei mais preparada para atuar em sala de aula”, finaliza.
Vale Universidade – O Vale Universidade é um programa do Governo do Estado e tem como objetivo dar oportunidade para o estudante universitário de baixa renda, aprimorar a sua formação profissional, mediante estágio não-remunerado.
O programa garante 70% de benefício social custeados pelo Governo e mais 20% de desconto pela universidade conveniada totalizando 90% de incentivo. Atualmente, abrange a Capital e cidades do interior como Ponta Porã, Dourados, Três Lagoas, Corumbá, Coxim e Aquidauana, entre outras.
Mais informações sobre o Vale Universidade podem ser obtidas na página www.sead.ms.gov.br
Leomar Alves Rosa (Assessoria da vice-governadoria e Sedhast)