Campo Grande (MS) – Com cerimônia de abertura realizada na noite de ontem (09), no auditório da Unigran, na Capital, a VI Conferência Estadual dos Direitos Humanos, segue até a próxima sexta-feira, com mesas redondas, debates e plenária que elegerão delegados para a conferência nacional, em Brasília, no mês de abril de 2016. A solenidade contou com a superintendente de Direitos Humanos da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), Ana Lúcia Américo, representado a vice-governadora e secretária da Sedhast, Rose Modesto, além do representante nacional do Conselho de Direitos Humanos, Cledisson Junior. Hoje (10) a programação segue com mesas tratando sobre a garantia e a universalização de direitos, e a promoção e consolidação da igualdade.
Em sua fala de abertura a superintendente da Sedhast, Ana Lúcia Américo, destacou o momento de integração e discussão em prol da política de Direitos Humanos. “Nós temos que aproveitar momentos com esses para intensificar o debate e aprimorar o que queremos para essa política, levando assim a sociedade para um patamar de ideias que agreguem a todos considerando cada um com suas particularidades”, disse.

De Brasília, Cledisson Junior, destacou que o maior desafio atual é fazer com que a sociedade deixe de acreditar que os Direitos Humanos só defendam bandidos. “Garantia de direitos é o foco dos Direitos Humanos, independentemente de quem seja. Essa sensibilização deve ser contínua para que se desmitifique e amplie o conceito real entre as pessoas. Conferências com essas, realizadas em todo o País, é o caminho para a construção sólida da política em questão”, destacou.
Também participaram da abertura do evento a presidente do Conselho Estadual de Direitos Humanos (Cedine), Neila Mendes, o deputado estadual João Grandão, representando o legislativo estadual, além de membros de ong’s, associações, segurança pública, Ministério Público, Defensoria Pública. A programação completa da VI Conferência Estadual dos Direitos Humanos pode ser conferida clicando aqui.
Serviço
A Unigran está localizada na Rua Abraão Júlio Rahe, 325, no centro de Campo Grande.
Texto e fotos: Leomar Alves Rosa (Assessoria Vice-Governadoria e Sedhast)