Mato Grosso do Sul é referência para o país no desenvolvimento das políticas ligadas à assistência social. Técnicos e órgãos do Governo Federal, por exemplo, sempre destacam as ações produzidas no Estado como referência para o restante do país. Desta vez as experiências de MS são mais uma vez comprovadas em números, sendo que a Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast) atingiu 98% de execução do Contrato de Gestão 2022. Na prática, serviços nas áreas de assistência social, direitos humanos, trabalho e atendimento ao consumidor foram executados em sua plenitude.
“É um resultado muito expressivo e que deve ser comemorado. Ganha a política de assistência social, as políticas desenvolvidas pela Sedhast e a população de Mato Grosso do Sul. Com os investimentos do Governo do Estado e o empenho de nossos servidores, com certeza estamos caminhando bem e num rumo certo que trará ainda mais desenvolvimento para nossa gente. Avançamos e nossa equipe já está pensando nos projetos de 2023, focando em 100%”, pontuou a titular da Sedhast, Elisa Cleia Nobre.
O Contrato de Gestão é uma ferramenta gerencial que permite o alinhamento das instituições com a estratégia do governo a partir da pactuação de iniciativas e projetos estratégicos, indicadores de resultados e finalísticos, conectando as responsabilidades das secretarias e órgãos do poder executivo, bem como, identificando e contribuindo para a melhoria dos processos e serviços públicos.
Para Leda Pinho, ponto focal da Sedhast no Contrato de Gestão junto à Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica (Segov), o excelente resultado apresentado reflete o amadurecimento e comprometimento da equipe, dos gerentes de projetos e indicadores. “A equipe da Assessoria de Gestão Estratégica e Planejamento (Aplan) da Sedhast está sempre atenta no suporte e monitoramento das ações, buscando sempre dar apoio e esclarecer dúvidas na hora de alguma execução”, complementa.
O avanço demonstrado pela Sedhast neste ano não é de hoje. Em modo de comparação, a avaliação final de desempenho da secretaria era de 7,8 em 2016 e passou para 9,6 em 2021. A nota final deste ano ainda será fechada. Em termo de entregas de ações já são 54 nos últimos três anos.
Tratando de indicadores, o financiamento do Fundo Estadual de Assistência Social (FEAS) permitiu uma média de 130 mil atendimentos mensal nos 79 municípios de MS. Em ações de fiscalização, o Procon Estadual realizou 555 no decorrer deste ano, e na área dos direitos humanos foram em torno de 8,9 mil atendimentos em parceria com as Organizações da Sociedade Civil (OSC’s). A Sedhast pactuou oito projetos e 22 indicadores estratégicos no Contrato de Gestão 2022.
Ana Maria de Almeida, coordenadora do Escritório de Projetos, da Superintendência de Gestão Estratégica da Segov, apontou que os avanços da Sedhast se concretizaram em uma caminhada positiva e com muito empenho dos participantes, e que o Contrato de gestão norteou muitas ações da pasta.
Adriano Chadid, secretário-adjunto da Sedhast, também parabenizou o empenho de todos no cumprimento dos contratos assinados e ainda ressaltou o dinamismo dos servidores para efetuarem cada ação. Superintendentes, coordenadores e técnicos da Sedhast também participaram da reunião de fechamento do contrato do ano, nesta sexta-feira (23), no gabinete da secretaria. Ainda da Segov participaram as técnicas Geórgia Cara e Kallyna Oliveira.
Mais indicadores e projetos do Contrato de Gestão, envolvendo todas as áreas do Governo do Estado, podem ser conferidas por meio do link https://www.segov.ms.gov.br/gestao-para-resultados/.
Texto e fotos: Leomar Alves Rosa