Campo Grande (MS) – A Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), por meio da Superintendência da Política de Assistência Social (Supas), Coordenadoria de Proteção Social Básica (CPSB/CadÚnico-PBF), realiza até hoje (05), na Escola do SUAS/MS “Mariluce Bittar”, na Capital, a 4ª Capacitação para Entrevistadores do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.
O objetivo da capacitação é formar novos técnicos municipais para suprir a demanda existente. Os mesmos irão desempenhar funções como entrevistadores do Cadastro Único e do PBF, visando melhora na qualidade das informações coletadas durante a entrevista com as famílias.
Serão capacitados 30 técnicos do município de Campo Grande. A capacitação contará com atividades de autoinstrução, aulas expositivas e recursos audiovisuais, com carga horária total de 24 horas, sendo considerado habilitado o aluno que obtiver 80% ou mais de acertos dos itens do teste final e 100% de frequência.
A execução e a gestão do Cadastro Único para Programas do Governo Federal (CadÚnico) e Programa Bolsa Família (PBF) são públicas e governamentais e se darão de forma descentralizada, por meio da conjugação de esforços entre Governo Federal, estados e municípios observando a intersetorialidade.
Mais do que uma base de dados das famílias de baixa renda, o Cadastro Único é uma ponte que facilita o acesso de cada pessoa cadastrada a políticas públicas que possam melhorar suas condições de vida. Para construir essa ponte, um dos primeiros passos é garantir que os dados incluídos nos formulários de cadastramento reflitam de fato a realidade das famílias a serem incluídas no Cadastro Único.
João Vitor Lemes sob supervisão de Leomar Alves Rosa- Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho
Foto: divulgação