Campo Grande (MS) – Capacitações realizadas por técnicos da Secretaria de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), até a última sexta-feira (15), na Capital, integraram grupos e possibilitaram atualizações de conteúdos em diversas áreas. A Superintendência de Direitos Humanos (SUPDH) da Sedhast foi a responsável pelas parcerias que levou informações tanto para população de gays e bissexuais, como também para técnicos da Coordenadoria de Defesa de Direitos (Comed) da Sedhast, por meio da capacitação “Desenvolvimento Pessoal e Gestão de Desenvolvimento de Oficinas”.
Na capacitação para os técnicos o objetivo foi ampliar a prática de oficinas temáticas e dinâmicas de grupo e assim propiciar uma maior proximidade de todos os servidores da Coordenadoria de Medidas de Direitos Comed/SUPDH. Essa capacitação foi ministrada pela responsável pelo setor Alice Lopes e pela coordenadora pedagógica da Organização Mundial para a Educação Pré Escolar (OMEP), Alessandra Muzzi.
A população de gays e bissexuais participou do “I Colóquio Saúde dos Homens” tendo neste encontro discussão de questões relacionadas à saúde dos homens, incluindo os transmasculinos. No encontro ocorreram rodas de conversa e palestra com urologistas sobre cuidados humanizados e integrados a população GBT; as consequências do uso prolongado dos hormônios, e Atenção à saúde mental da população GBT. O Centro de referência em Direitos Humanos de prevenção e Combate à homofobia (CentrHo), também foi parceiro na realização do evento.
Leomar Alves Rosa (Assessoria Sedhast)
Ilustração: web