Conferência da pessoa com deficiência de MS elege propostas e delegados que irão a Brasília em 2016

  • Publicado em 07 dez 2015 • por •

  • ampo Grande (MS) – Com o lema “O Desafio na Implementação das Políticas da Pessoa com Deficiência: A Transversalidade como a radicalidade dos direitos humanos”, a IV Conferência Estadual da Pessoa com Deficiência (IV Confesped/MS), promovida com o apoio da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), encerrou suas atividades na tarde da sexta-feira (04), na Capital, com a aprovação de 30 propostas e eleição de 10 delegados que participarão da conferência nacional em Brasília (DF), no próximo ano. Entre os principais pontos das propostas aprovadas estão a criação de órgãos gestores, de acordo com a densidade populacional de pessoas com deficiência, como coordenadorias, superintendências e secretarias; e promoção, junto a empresas privadas, da inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho.

    Paraplégico desde os 22 anos, Roberto Wada, 60 anos, morador de Coxim, acredita que a realização da IV Confesped é muito oportuna e colabora com a defesa dos direitos das pessoas com deficiência. “É fundamental a realização da conferência, pois, nós deficientes, estamos participando ativamente e sugerindo propostas para a melhoria da vida de todos. Nossas propostas, aqui apresentadas, podem ser aproveitadas por todo o País e difundir a qualidade de vida entre os deficientes do Brasil”, destaca.

    Mais de 130 pessoas com deficiência participaram da IV Confesped, que foi realizada na Escola do Sistema Único de Assistência Social, no bairro Guanandi, e contou com intérprete de Libras e demais adaptações de acessibilidade para os participantes. A conferência nacional, em Brasília, acontece nos dias 27 e 28 de abril de 2016, e terá ainda a participação de quatro delegados natos do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência (Consep/MS) que se juntarão aos 10 eleitos hoje.

    Confira, a seguir, a relação completa de delegados.

    Delegados governamentais eleitos:

    Titulares:          Telma Matos – Campo Grande

    Anderson Taloti – Batayporã

    Joziane Vilela – Dourados

    Rosa das Graças – Corumbá

    Marilene Simone – Caarapó

    Suplentes:      Tereza Aparecida – Dourados; Rosana Alebanor – Corumbá.

     

    Delegados não governamentais eleitos:

    Titulares:         Alex Moraes – Dourados

    Ana Dolores – Aquidauana

    Marcelo Loureiro – Nova Andradina

    Luan Costa – Corumbá

    José Moura – Ponta Porã

    Suplentes:          Rodolfo Pinto – Dourados; Mirela Balattore – Campo Grande; Thiago Monteiro – Batayporã; Américo Barbosa – Caarapó.

    Delegados natos do Consep/MS:

    Rosana Martinez

    Roberto Wada

    Hellen Balocki

    Natalice Nogueira

    Texto e foto: Leomar Alves Rosa (Assessoria Vice-Governadoria e Sedhast)

    Categorias :

    Geral

    Veja Também