Campo Grande (MS) – Após a posse da nova diretora para o biênio 2019/201, o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (CEDPI), em reunião na última sexta-feira (5.7), elegeu como novo presidente, Clementino Filho, representante da Fundação da Cultura de Mato Grosso do Sul, e como vice-presidente, Lilian Veronese, representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/MS).
A presidência e vice-presidência do CEDPI são exercidas por um representante da sociedade civil e um governamental, respectivamente, eleitos pelos membros do conselho, entre seus membros, para mandato de um ano permitido a recondução por igual período.

Novos membros do CEDPI para o biênio 2019/2021
O CEDPI é apoiado pelo Governo do Estado, via Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), e está localizado dentro da Coordenadoria de Apoio aos Órgãos Colegiados (CAORC), por sua vez ligada à Superintendência da Política de Direitos Humanos da Sedhast.
Conforme preconiza a Legislação do CEDPI sua composição é paritária sendo representada por dez membros titulares e seus respectivos suplentes, que são integrantes do Poder Público Estadual e 10 integrantes da sociedade civil, que atuem em âmbito estadual, sendo cinco representantes de organizações representativas dos idosos e cinco representantes de organizações prestadoras de serviços ao idoso.
Os representantes da sociedade civil são eleitos em assembleia específica para este fim, coordenada por comissão eleitoral designada pelo CEDPI, após publicação de edital de convocação.
Leomar Alves Rosa – Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast)
Foto: divulgação