Desafio de Conferência Territorial da Juventude é evitar o êxodo rural

Categoria: Geral | Publicado: sexta-feira, setembro 4, 2015 as 10:43 | Voltar

Campo Grande (MS) – Jovens do município de Itaquiraí e região, participaram nesta quinta-feira (3), da Conferência Territorial da Juventude. O desafio, segundo o subsecretário Estadual de Políticas para Juventude, Thiago Freitas, pasta ligada à Secretaria Estadual de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), é motivar esses jovens a permanecer no campo e dar suporte necessário para o acesso à tecnologia e facilidades que existem nas grandes cidades. “Nosso objetivo é fomentar o interesse desses jovens a continuar na terra e assim, evitar o êxodo rural”, assegurou Thiago.

Reconhecer e potencializar as formas de expressão juvenil, combater o preconceito e subsidiar a elaboração do Plano Nacional de Juventude e Sucessão Rural, são metas dessa Conferência que é específica para juventude que vivem no campo, sendo composta por  ribeirinhos, quilombolas, assentados entre outros.

Segundo o último Censo Agropecuário Brasileiro de 2006, quase um terço das propriedades rurais no Brasil, cerca de 1,5 milhão de imóveis, foram obtidas por meio de herança. Essas famílias são responsáveis por produzir os alimentos consumidos no Brasil e exportados para todo o mundo. Com o crescimento do número de proprietários de imóveis rurais no país a sucessão familiar no campo vem sendo apontada por especialistas como um ponto de atenção.

11.08 Empreendedor Individual
Thiago Freitas, subsecretário de Políticas Públicas da Juventude

O subsecretário Estadual de Políticas reforçou a atenção especial aos jovens que vivem no campo. “Por estarem distantes dos grandes centros, esses jovens precisam de uma atenção especial. As conferências nessas regiões são essenciais para sabermos as prioridades do campo e assim, aprimorarmos as políticas públicas que são direcionadas a esses jovens”, descreveu Thiago.

Na oportunidade foram eleitos 15 delegados que participarão da 3ª Conferência Estadual de Juventude, que acontece em 16 e 17 de outubro na Capital. Participaram do evento, jovens do território do Cone Sul, Bolsão, Reserva, Vale do Ivinhema e Grande Dourados.

Solange Mori (Assessoria Vice-Governadoria e Sedhast)

Foto: divulgação

Publicado por:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.