Campo Grande (MS) – A equipe do Projeto ‘Direitos Humanos Vai à Escola’ retornou as atividades neste segundo semestre atendendo na segunda-feira (08) alunos do ensino fundamental e médio da Escola José Maria Hugo Rodrigues, no bairro Mata do Jacinto, na Capital. A expectativa é que, somadas todas as atividades envolvidas, mais de cinco mil alunos da rede estadual sejam atendidos até o final do ano.
Projeto da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), realizado por meio da Superintendência da Política de Direitos Humanos (SUPDH), a iniciativa foi implantada ano passado e terá atividades em quatro escolas até o mês de novembro: Amélio de Carvalho Baís, Arthur de Vasconcelos, Dolor Ferreira de Andrade e José Maria Hugo Rodrigues.
Desenvolvidas em parceria com Secretaria de Estado de Educação (Sed), através do Programa Cultura Arte Paz (CAP) as ações se encaixam em três eixos: valores, protagonismo juvenil e empreendedorismo.
São ações de sensibilização e informação, por meio de oficinas pedagógicas em alusão as temáticas de Direitos Humanos, com o objetivo de repassar valores sociais e capacitar os alunos para que levem da escola para casa, lições essas que poderão ser repassadas por esses estudantes, fazendo com que se tornem agentes multiplicadores.
Na mesma escola, no sábado (06), os técnicos da Sedhast, Edmar Antônio e Sabrina Frazeto participaram do ‘Dia da Família’ com a palestra ‘A crise da adolescência e maturidade emocional’. O evento também contou com a participação do músico Marcelo Loureiro.
O projeto
A missão dos “Direitos Humanos Vai à Escola” é de desenvolver em crianças, adolescentes e jovens, a consciência da realidade e de suas potencialidades através do aprimoramento ético e de cidadania e, criar oportunidades de atuação positiva na sociedade, priorizando a educação em direitos humanos, garantindo aos estudantes o acesso a informações e orientações, independentemente de gênero, idade, condição social, credo, raça ou religião.
Leomar Alves Rosa – Assessoria Sedhast
Fotos: Sedhast/Supdh