Campo Grande (MS) – Com a participação de ao menos 60 empresas da Capital, de áreas que variam de serviço até a indústria, a Fundação de Trabalho de Mato Grosso do Sul (Funtrab), realiza nesta sexta-feira (23), em sua sede em Campo Grande, o ‘Dia D’ de Inclusão da Pessoa com Deficiência no mercado de trabalho.
Clistiano Fernandes, superintendente de Administração e Finanças da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), pasta qual a Funtrab está ligada, destacou a importância do ‘Dia D’ durante a cerimônia de abertura, representando a secretária da Sedhast, Elisa Cleia Nobre. “Sabemos da importância que é a inclusão das pessoas com deficiência no mercado do trabalho e promover essa oportunidade, como a Funtrab, juntamente com os parceiros, está realizando, mostra a relevância que o Governo do Estado demonstra com essa temática, fortalecendo as políticas públicas e tornando-as cada vez mais eficientes”, destacou.
Para a presidente do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência (Consep), Rosana Puga, a realização do ‘Dia D’ é de extrema importância, mas ainda é necessário um maior envolvimento do empresariado no chamado Emprego Apoiado. “Contratar hoje e dispensar amanhã é o que devemos evitar. O empresariado tem boa vontade, mas ainda é necessário um maior entendimento de algumas limitações e apoio para com essa pessoa que está chegando à empresa”, ressaltou.
Também participou da cerimônia de abertura do ‘Dia D’ o representante da Superintendência Regional do Trabalho em MS, Paulo Vilhaça; Ariovaldo Carvalho, representante da Funsat; além de coordenadores da Funtrab.
O atendimento na Funtrab, que está localizada na Rua 13 de maio, 2773, centro da Capital, acontece até as 13h30, e exclusivamente hoje (23) é para pessoas com deficiências.
Emprego Apoiado – O Emprego Apoiado nasceu há mais de trinta anos nos Estados Unidos como uma metodologia para inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho formal, aplicando-se, posteriormente, também, para pessoas com especial dificuldade em encontrar um emprego.
Resumidamente pode-se dizer que o Emprego Apoiado consiste em preparar uma pessoa com deficiência para um posto de trabalho mediante a assistência pessoal de um técnico de Emprego Apoiado ou preparador laboral.
Dia D
O ‘Dia D’ reúne em um mesmo espaço as empresas e os trabalhadores com deficiência e reabilitados do INSS (Instituto Nacional de Seguro Social), para promover a inclusão das Pessoas com Deficiência (PcD) no mercado formal de trabalho.
É necessário que o interessados em uma vaga levem a Carteira de Trabalho, RG, CPF e no caso de beneficiário reabilitado, deve levar também o certificado emitido pelo INSS.
O ‘Dia D’ possibilita que os trabalhadores tenham a oportunidade de serem atendidos pelos próprios empregadores por meio de processos seletivos.
Leomar Alves Rosa, assessoria Sedhast