A titular das Sead (Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos), Patrícia Cozzolino, durante reunião híbrida nesta semana com o ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, e os secretários estaduais de Direitos Humanos do país, reforçou a proposta que cria o Fórum Permanente de Gestores Nacionais de Direitos Humanos.
Conforme informações do ministério, o mote central da proposta é ampliar o diálogo, a troca de experiências e boas práticas entre os entes com objetivo de aprimorar a Política Nacional de Direitos Humanos, além da integração entre os entes federados.
Patrícia Cozzolino também aproveitou a oportunidade da reunião para convidar o ministro, Silvio Almeida, para visita ao estado. Conforme a secretária, a vinda do ministro ao Mato Grosso do Sul seria uma oportunidade de conhecimento in loco das ações desenvolvidas aqui na área dos direitos humanos, pelo ministro e sua equipe técnica.
Ainda sobre o fórum, o ministro Silvio Almeida reforçou que a ideia “é pensar o futuro, para garantir o hoje, visando à integração das políticas de direitos humanos”, já que o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) não tem equipes regionais ligadas à sua estrutura, o que dificulta muitas vezes o diálogo e a promoção da temática em âmbito nacional.
O encontro também permitiu que os gestores estaduais conhecessem o organograma do MDHC e foram incentivados a dialogar com as secretarias nacionais finalísticas que integram a estrutura do MDHC para buscarem o acompanhamento técnico necessário.
Participaram tanto presencialmente quanto de forma virtual, secretário estaduais e os secretários nacionais, como a secretária nacional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos, Isadora Brandão.
Leomar Alves Rosa, comunicação Sead com informações do MDHC
Fotos: Monique Alves e MDHC