Campo Grande (MS) – As técnicas do Programa Vale Universidade Indígena (PVUI), Eliana Marinho e Janete Caldeira, participaram até o último domingo (13), em Dourados, do 5º Seminário de Estudantes Indígenas do Ensino Superior da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) tendo como temática: “Indígena no ensino Superior e Políticas Públicas: Conquistas e Desafios“. As representantes do PVUI tiveram a oportunidade de apresentar mais detalhes do Vale Universidade Indígena, programa que auxilia os indígenas de nosso Estado na permanência na Universidade, e também auxilia na inserção dos mesmos no mercado de trabalho a partir das atividades desenvolvidas.
Entre inúmeras discussões realizadas no evento, o modelo atual do Programa Vale Universidade Indígena também foi pautado, objetivando melhorias que garantam uma maior participação e alcance social. O evento também contou com inúmeras palestras e discussões em vários grupos de trabalho, que teve a participação do Programa Rede de Saberes que promoveu e organizou o evento.
Vale Universidade Indígena – O PVUI tem como objetivo assistir ao acadêmico da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), por meio de uma auxilio financeiro no valor de R$ 300 mensais mais vale-transporte e a oportunização de experiências profissionais por meio de atividades desenvolvidas em órgãos da administração pública federal, estadual e municipais, além de organizações não governamentais. Esse programa começou a ser executado em 2007 e já atendeu a mais de 800 acadêmicos.
Leomar Alves Rosa (Assessoria Vice-Governadoria e Sedhast)