Campo Grande (MS) – A Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), por meio da Superintendência da Política de Assistência Social (Supas), realizou ontem (29), no auditório da Sedhast, a quarta edição de 2016 do ‘Conexão SUAS’. Na oportunidade foi discutido o Termo de adesão ao Compromisso Nacional para o Envelhecimento Ativo.
Para o superintendente da Supas, Sérgio Wanderly, que abriu o encontro, o momento é de debate e envolvimento sobre a questão. Em síntese, o superintendente ressaltou que o debate é válido e necessário, e que ainda deve resultar em proposições ativas e facilitar o desenvolvimento da política específica.
O Compromisso Nacional para o Envelhecimento Ativo prevê, entre outros pontos, a promoção do envelhecimento ativo, por meio de criação de ambientes propícios e favoráveis à sua efetivação; a afirmação de direitos e do protagonismo da pessoa idosa na promoção de sua autonomia e independência; articulação intra e intersetorial, para assegurar atenção integral às pessoas idosas e às suas famílias e a integração de serviços em áreas socioassistenciais e de saúde, com fortalecimento da proteção social, da atenção primária à saúde e dos serviços de notificação e prevenção da violência.
Em comunicado, a Supas ainda salienta que aos idosos se aplicam todos os direitos fundamentais dos demais cidadãos, em especial os contidos no art. 5º da Constituição Brasileira, e ainda que os idosos, assim como as crianças e os adolescentes, por sua vulnerabilidade, constituem uma categoria de cidadãos que, além dos direitos comuns a todos os brasileiros, são merecedores de direitos especiais.
Sugestões foram levantadas pelos participantes e serão aprofundadas nas próximas reuniões com os atores envolvidos para definir as propostas que subsidiarão a discussão no ‘Dialoga SUAS’, que será realizado em novembro, onde serão convidados representantes de toda a rede para pensar ações que contemplem a garantia de direitos da população idosa.
Os coordenadores da Supas, Valdereis Freitas, Creusa do Nascimento e Taciana Silvestrini também ministraram palestras aos participantes.
‘Conexão SUAS’ – O objetivo do ‘Conexão SUAS’ é o de provocar uma comunicação, com os parceiros internos da secretaria, na compreensão, análise e articulação de atitudes e práticas voltadas às ações intersetoriais, das demandas apresentadas à Supas ou que façam correlação com a Política de Assistência Social.
Leomar Alves Rosa, assessoria Sedhast| Fotos: Ana Paula Oliveira