Campo Grande (MS) – Depois de percorrer diversas capitais brasileiras, a exposição “De Peito Aberto – a autoestima da mulher com câncer de mama, uma abordagem humanista” chega a Campo Grande, dentro da programação Outubro Rosa, com o apoio da Subsecretaria de Políticas Públicas para Mulheres, pasta ligada à Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast). O lançamento da mostra com palestra será amanhã (15), às 19h30, no Shopping Norte Sul Plaza, com a presença dos idealizadores do projeto; a jornalista Vera Golik, o fotógrafo Hugo Lenzi e a subsecretária de Políticas Públicas para Mulheres, Luciana Azambuja Roca. Na oportunidade, as visitantes poderão agendar mamografias e exames preventivos que serão feitos no caminhão do Hospital de Barretos no pátio do shopping.
A exposição é gratuita e ficará na Capital até 2 de novembro. A subsecretária convida toda população para prestigiar a exposição, “Trata-se de um belíssimo trabalho fotográfico realizado com mulheres – e um homem – que enfrentaram e venceram o câncer de mama e que capta, sensivelmente, o retrato de um momento de dor, mas ao mesmo tempo de felicidade, de superação e de gratidão, por uma nova chance de viver”, ressalta Luciana.
O evento reforça a abordagem humanista do projeto, convidando a população em geral para se informar e dialogar sobre o tema e assim ajudar a quebrar mitos e paradigmas que envolvem a doença.
A palestra interativa “De Peito Aberto” acontece no Cinépolis – Sala 01 – cinema do Shopping, com a presença dos autores, pacientes, amigos, médicos, profissionais de saúde, autoridades locais, patrocinadores e apoiadores.
No dia 19 de outubro, das 8 às 16 horas, o caminhão do Hospital de Barretos estará no pátio do Shopping Norte Sul Plaza oferecendo 45 mamografias para mulheres entre 40 e 69 anos e 50 exames preventivos para mulheres entre 25 e 65 anos. As inscrições serão feitas com as monitoras e monitores da Exposição De Peito Aberto.
O projeto
Iniciativa da jornalista e escritora Vera Golik e do fotógrafo e sociólogo Hugo Lenzi, que vivenciaram vários casos de câncer em suas próprias famílias, o projeto é composto pela exposição fotográfica e palestras. Lançado em 2006, já apresentou mais de 40 exposições e mais de 60 palestras pelo Brasil e ao redor do mundo.
“De Peito Aberto” tem como meta estimular uma nova conduta em relação ao enfrentamento do câncer de mama: mais consciente das necessidades de exames regulares, de tratamento imediato, eficaz e humanizado.
Serviço- A mostra “De Peito Aberto – a autoestima da mulher com câncer de mama, uma abordagem humanista” ficará exposta até o dia 2 de novembro, das 10 às 22 horas, no shopping Norte Sul Plaza.
Solange Mori (Assessoria Vice-Governadoria e Sedhast)
Fotos: Divulgação