Campo Grande (MS) – Com o apoio do Governo do Estado, a Associação dos Descendentes de Tia Eva, localizada na Capital, realiza a partir de hoje (13), a 97º Festa de São Benedito. O evento acontece até o dia 28 e contemplará ações esportivas, culturais e shows musicais.
A Subsecretaria de Políticas Públicas para Promoção da Igualdade Racial e Cidadania (Subpirc), pasta ligada à Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), prestigiará a abertura do evento, por meio do subsecretário Carlos Versoza. “Essa é uma festa de muita importância e tradição em nossa Capital e merece o prestígio de toda a sociedade no fortalecimento de suas tradições”, destaca Versoza.
Na abertura, a partir das 19h, estão previstas a apresentação da banda da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul e a celebração de uma missa pelo padre da Paróquia São Francisco. Amanhã, shows de prêmios, e o inicio do torneio de futebol da comunidade, marcam o dia que será encerrado com a apresentação musical do grupo Sistema Nosso.
A programação completa da festa pode ser conferida clicando aqui. O evento tem entrada gratuita e concentrará suas ações na Rua Eva Maria de Jesus, Jardim Seminário, na Capital.
Tia Eva – Em 26 de abril de 2008, a Fundação Cultural Palmares concedeu a Certidão de Autodefinição como Comunidade Remanescente de Quilombos aos descendentes de Tia Eva. A comunidade atualmente é constituída por cerca de 115 famílias, sendo a maioria dos moradores formada por pessoas negras. No dia 5 de maio de 1998, a Igrejinha de São Benedito recebeu o definitivo tombamento como parte do Patrimônio Histórico de Mato Grosso do Sul, pelo governo do Estado.
Texto e foto: Leomar Alves Rosa (Assessoria Sedhast)