Campo Grande (MS) – Em parceria com o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (CEDPI/MS), a Subsecretaria de Políticas para as Mulheres, ligada à Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), realizou na manhã desta quarta-feira (10), no Centro de Convivência do Idoso (CCI) Edmundo Scheuneman, no bairro Piratininga, palestra “Mulheres em Foco” com debate e exibição do filme Elsa & Fred. Durante todo o mês a subsecretaria irá executar agenda relacionada à pessoa idosa em alusão ao Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa (15-06).
Em Mato Grosso do Sul, são mais de 135 mil idosos, representando pouco mais de 5% da população. No Brasil, existem quase 20 milhões de pessoas idosas, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), censo de 2010.
Para a aposentada Silvia Siqueira, 74 anos, uma entre os 60 matriculados no CCI, ações de debates e orientações são fundamentais para esclarecimentos aos idosos sobre seus direitos. Avó, Silvia enaltece a atividade nova na rotina e diz que fez questão de participar da oportunidade de debate. “Isso é muito bom pra nós idosos, tanto mulheres como homens. Esse debate em torno da violência abre ainda mais nossas idéias e até mesmo para conversamos em casa com nossos filhos e netos para que eles também aprendam e respeitem ainda mais a todos da terceira idade”.
De acordo com o presidente do CEDPI/MS, João Scaff, a parceria com a subsecretaria reforça a a política de valorização do idoso, nesse caso em especial a mulher idosa. “Cada vez que unimos forças, integrando cada setor governamental em prol de uma ação, estamos garantindo que as políticas públicas sejam realmente efetivadas. Nossos idosos e idosas merecem toda a atenção e respeito possível, principalmente quando o assunto é violência”, ressaltou.
Com informações da subsecretária da pasta, Luciana Azambuja Roca, ainda dentro das ações do mês, o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa será tema do projeto Mulheres Diálogos e Desafios no dia 25, com palestra gratuita no Museu da Imagem e do Som (MIS), às 18h, na Capital.
Leomar Alves Rosa (Assessoria Vice-governadoria e Sedhast)
Foto: Xuxa