Campo Grande (MS) – Com o objetivo de promover os direitos, o debate e o desenvolvimento de ações que visem contribuir para o combate à homofobia e a compreensão das questões que envolvem as relações sociais de gênero e da diversidade sexual, a Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast) divulga calendário de atividades do Mês de Maio (Maio da Diversidade 2015), em alusão ao Dia Estadual de Combate à Homofobia, estabelecido por lei pelo governo estadual, em 26 de maio de 2011.
Durante todo o mês serão realizadas palestras, oficinas, reuniões, seminários e sarau acerca da temática de gênero e diversidade sexual informando sobre direitos dessa população. As atividades serão em parceria com outras secretarias, universidades, polícia militar e prefeituras do interior.
Iniciando o calendário no dia primeiro, em todos os holerites dos servidores estaduais e e-mails institucionais haverá mensagem contra discriminação dos LGBTs (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros).
Na segunda-feira (4), às 9h acontece a primeira edição do ‘Projeto Tecendo Redes: Juventude, Negritude, Cultura Indígena e Diversidade Sexual’, com palestras que abordam os desafios de combate ao preconceito, na Casa da Cidadania, localizada na rua Candido Mariano, 713, na Capital.
Para ministrar as palestras, foram convidados a professora doutora Inara Barbosa Leão que é coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre Identidade Sexual, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e o subsecretário de Políticas para Promoção da Igualdade Racial e Cidadania, Carlos Alberto da Silva Versoza.
Segundo Leonardo Bastos, coordenador do Centro de Referência e Combate à Homofobia (CentrHo), “essa é uma iniciativa do governo do Estado e tem o objetivo de conscientizar a sociedade quanto as questões de gênero e sexualidade, além do combater o preconceito que existe em relação à população LGTBs”, reforça o coordenador.
Confira todo o calendário:
Calendário Maio Diversidade 2015
Solange Mori (Assessoria Vice-Governadoria e Sedhast)