Com ampla participação de representantes municipais e estaduais, Mato Grosso do Sul concluiu a etapa estadual da Conferência de Assistência Social com a eleição de 30 delegados que irão representar o estado na 14ª Conferência Nacional de Assistência Social, prevista para ocorrer em Brasília, de 9 a 12 de dezembro. O evento estadual, realizado na última semana, no auditório do Senac, em Campo Grande, contou com a presença de 202 delegados com direito a voz e voto.
A conferência estadual, organizada pelo Ceas (Conselho Estadual de Assistência Social) e pela Sead (Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos), teve como tema “20 anos do Suas: Construção, Proteção Social e Resistência”, e se destacou pela inovação em sua organização. Pela primeira vez, foram adotados documentos totalmente digitais, incluindo os cadernos de debates e a confirmação de presença, agilizando os processos e modernizando a dinâmica do evento. O novo formato permitiu maior interação e participação dos delegados, que se engajaram ativamente nas discussões ao longo dos dois dias de atividades.
Os delegados eleitos, entre representantes governamentais, da sociedade civil, usuários do SUAS e trabalhadores da assistência social, foram escolhidos durante a conferência. A seleção assegurou a representatividade de diversos segmentos, com 15 delegados da sociedade civil e 15 do governo, além da inclusão de vozes de municípios como Campo Grande, Dourados, Corumbá, Coxim, Ponta Porã, entre outros.
A conferência se estabeleceu em cinco eixos temáticos, abordando desde a universalização do SUAS até a sustentabilidade financeira do sistema, com foco na construção de políticas públicas mais inclusivas e eficientes.
Com a delegação definida, Mato Grosso do Sul segue para Brasília com foco nas discussões nacionais, levando as demandas e propostas construídas coletivamente durante a etapa estadual.
Confira a lista completa dos delegados eleitos aqui.
Leomar Alves Rosa, comunicação Sead