Mulher negra é destaque no mês de julho em Subsecretaria

Categoria: Geral | Publicado: sexta-feira, julho 10, 2015 as 11:37 | Voltar

Campo Grande (MS) - A Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast) por meio da Subsecretaria de Políticas Públicas para Mulheres discute neste mês de julho as “Políticas Públicas para Mulheres Negras” voltando suas ações para o tema em alusão ao “Dia Internacional das Mulheres Negras Latino-Americanas e Caribenhas”. Comemorado anualmente em 25 de julho, o dia é de lutas e resistência da mulher negra, consolidando a data em âmbito mundial.

“No dia primeiro realizamos uma reunião com mulheres negras, representantes de entidades e movimentos sociais, para apresentar as ações que pretendíamos fazer, mas, especialmente, para ouvir as demandas que essa população espera de nós. Esse tem sido nosso diferencial: ouvir o que os diferentes segmentos da sociedade desejam, para juntas, construirmos as políticas públicas com recorte de gênero. Neste mês, além do conceito de gênero, estamos abordando os conceitos de raça e etnia, os preconceitos e discriminações sofridas pelas mulheres negras, o que ensejou a parceria com a Subsecretaria da Igualdade Racial, também vinculada à Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), efetivando a transversalidade das políticas que visem combater as violências e desigualdades”, esclareceu a subsecretária de Políticas Públicas para Mulheres, Luciana Azambuja Roca.

Dando sequência às ações que vêm sendo executadas pela SPPM, serão realizadas “Rodas de Conversa” sobre as violências sofridas pelas mulheres negras, edições do projeto “Mulheres em Foco”, que exibirá o curta “Feminismo negro contado em primeira pessoa” (foto), provocando posterior discussão sobre o tema. Ao final do mês, haverá o “Mulheres: Diálogos e Desafios”, com o tema “Mulheres Negras, sinônimo de resistência” que será  realizado para alunos da UCDB, consolidando assim a programação de encerrar o mês com uma palestra sobre o tema escolhido, provocando o debate com o objetivo de traçar um diagnóstico da situação da mulher negra no Estado de Mato Grosso do Sul.

Assessoria Vice-Governadoria e Sedhast

Foto: Xuxa

Publicado por:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.