Campo Grande (MS) – A Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor (Procon/MS), ligada à Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), alerta os consumidores sul-mato-grossenses para campanhas de chamamento de recall de veículos das marcas BMW, Honda Automóveis do Brasil, Mercedes-Benz e Subaru.
BMW X3 xDrive35i e X3 xDrive20i – sistema de fixação da cadeira de criança
A campanha da BMW começou em 25 de novembro e se deve à possibilidade de falha no sistema de fixação de cadeiras de crianças dos veículos modelo X3 xDrive35i e X3 xDrive20i, fabricados entre maio e setembro de 2016. O recall abrange 122 automóveis, destes, quatro distribuídos em Mato Grosso do Sul.
Os automóveis foram colocados no mercado de consumo, com chassi, não sequencial, entre os intervalos 4A24477 a 4A24624, para os veículos X3 xDrive20i; e 4A15614, para os veículos X3 xDrive35i. Os consumidores estão sendo convocados para efetuar o reparo do sistema de fixação da cadeira e podem consultar o recall no site www.bmw.com.br/recall. Para informações, o Serviço de Atendimento ao Cliente BMW atende pelo 0800 707 3578, de segunda a sexta-feira, das 8 às 19 horas.
Honda Fit – substituição do tanque de combustível
A campanha de chamamento da Honda, que teve início em 30 de novembro, abrange 842 veículos Honda Fit ano/modelo 2015, em razão da possibilidade de vazamento de combustível e risco de incêndio. Segundo a fabricante, deve ser feita a substituição do tanque de combustível. Os veículos foram produzidos entre agosto e setembro de 2015, com numeração de chassi, não sequencial, entre o intervalo 40FZ221338 e 40FZ224280; 60FZ221691 e 60FZ222494; e 70FZ221225 e 70FZ229139. Dentre os veículos objeto do recall, oito foram distribuídos no mercado de consumo sul-mato-grossense.
A Honda informa aos consumidores que a substituição do tanque deverá ser realizada em qualquer concessionária autorizada da marca. Antes de agendar o serviço, é preciso verificar o número do chassi, pois nem todos os veículos dentro dos intervalos relacionados acima estão na campanha. Os consumidores que tiveram o veículo afetado podem fazer o agendamento no site www.honda.com.br/recall ou na Central de Atendimento: 0800-701-3432, de segunda a sexta-feira, das 8 às 20 horas (horário de Brasília).
Mercedes-Benz Sprinter Van – reforço na estrutura dos encostos dos bancos
A Mercedes-Benz iniciou, no dia 24 de novembro, campanha para convocar consumidores para realizar o reforço na estrutura dos encostos dos bancos das primeiras fileiras dos assentos da Sprinter Van Passageiro 415 CDI. O recall abrange 2.559 veículos, fabricados de julho de 2012 a setembro de 2014, e distribuídos com numeração de chassi, não sequencial, entre 8AC906633CE062210 a 8AC906633FE098883. Do total, 31 veículos foram distribuídos no Estado. O atendimento pode ser agendado por meio do telefone 0800 970 9090 ou do site www.mercedes-benz.com.br.
Subaru – substituição do relê de controle da bomba de injeção de ar e da bolsa do airbag do passageiro dianteiro
A CAOA Montadora de Veículos Ltda., importadora dos veículos Subaru, vai iniciar no dia 10 de janeiro e 6 de fevereiro de 2017, respectivamente, o atendimento de duas campanhas de recall para substituição do relê de controle de quatro modelos de veículos e da bolsa do airbag do passageiro dianteiro.
A campanha de chamamento dos veículos com falhas na bomba de injeção de ar abrange 1.928 veículos importados inseridos no mercado de consumo das marcas Legacy 2.0 Sedan, ano modelo 2010 e 2011, fabricados entre agosto de 2009 e junho de 2011; Impreza WRX, ano modelo 2008 a 2013, fabricados entre novembro de 2007 e fevereiro de 2013; Impreza WRX/STI, ano modelo 2008 a 2013, com data de fabricação de novembro de 2007 a fevereiro de 2013; Forester Turbo, ano modelo 2008 a 2012, fabricados de abril de 2008 a novembro de 2011. No total, nove veículos destes foram distribuídos em Mato Grosso do Sul.
O chamamento para substituição do airbag destina-se a 2.371 automóveis importados Subaru Forester 2.0 e 2.5 Turbo, ano modelo 2009, fabricados de março a dezembro de 2008; WRX STI 2.5 Hatch, ano modelo 2008 a 2009, fabricados de fevereiro a dezembro de 2008; WRX 2.5 Sedan e Hacht, ano modelo 2008 e 2009, com data de fabricação de outubro a dezembro de 2008; Impreza 1.5 Hacht, ano modelo 2008 e 2009, fabricados de novembro de 2007 a setembro de 2008; e Subaru Impreza 2.0 Sedan e Hacht, ano modelo 2008 a 2009, fabricados de dezembro de 2007 a dezembro de 2008. No Estado, foram distribuídos 16 desses veículos.
Como os reparos só começarão em 2017, a Subaru orienta os consumidores a levar o carro imediatamente a uma concessionária da marca caso note indícios de irregularidades no funcionamento do motor, bem como fumaça ou luz de emergência no painel. Para responder a dúvidas e agendar os reparos, a montadora disponibiliza o telefone 0800 770 2011.
Orientações do Procon/MS
Para proteger a saúde e a segurança do consumidor o recall deve ser realizado pelo fornecedor quando for constatado um produto danificado. O Código de Defesa do Consumidor (CDC) determina que o fornecedor repare ou troque o produto defeituoso a qualquer momento e de forma gratuita.
Keyla Tormena – Assessoria de Comunicação da Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor (Procon/MS)