Campo Grande (MS) – A Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/MS), órgão ligado à Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), está orientando os consumidores para que acompanhem atentamente convocações para recall. Atualmente, são 21 chamamentos para troca de peças de carrinhos de bebês, veículos e motocicletas. “Nosso intuito é preservar o consumidor para riscos que afetem sua integridade física”, alerta a superintendente do Procon/MS, Rosimeire Cecília da Costa.
Recall é uma palavra de origem inglesa, cujo significado é “chamar de volta” ou chamamento. É o procedimento gratuito pelo qual o fornecedor informa o público e o convoca para sanar os defeitos encontrados em produtos vendidos ou serviços prestados.
Atualmente, em todo o Brasil há várias convocações para recall, entre eles, o carrinho de bebê da marca Graco, modelos Literider e Glider. Nesses modelos é necessária a instalação de proteção na área da dobradiça. A falta dessa proteção coloca em risco a segurança dos bebês.
Nas marcas de veículos automotivos são inúmeros itens que apresentam inconformidades e precisam ser substituídos. Dentre eles, as marcas Mercedes-Benz, Honda, Audi, Volskswagen, Fiat, Ford e GM. Os defeitos mais comuns são em peças que podem causar riscos a segurança do consumidor.
Segundo a superintendente, o Procon/MS quer divulgar amplamente esses recall para amparar e proteger o consumidor. “Quando a empresa verifica que há problema em alguma peça ou serviço, ela é obrigada a divulgar em um veículo de grande circulação, entretanto, somente uma publicação não é o suficiente para chamar a atenção do consumidor. Por isso, precisamos de uma ampla divulgação para manter o consumidor informado e orientado”, disse Rosemeire.
Confira abaixo a lista de recall:
Solange Mori (Assessoria da Vice-Governadoria e Sedhast)
Foto: Xuxa