Campo Grande (MS) – Vivenciar o ambiente militar e aprender na prática a futura profissão é privilégio de poucos. A acadêmica do Programa Vale Universidade (PVU), Letícia de Oliveira Menezes, de 22 anos, estudante do 6º semestre de Administração, está tendo essa experiência. Desde abril deste ano, ela estagia no Comando Militar do Oeste (CMO) e convive com militares no cotidiano da corporação.
O Programa do Governo do Estado está com inscrições abertas até o dia 3 de agosto para a edição de Inverno. Uma nova oportunidade para acadêmicos que estão nas universidades e precisam de um auxílio financeiro para terminar seus estudos. Executado pela Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), esse novo período de inscrição é inédito e conta com 500 novas vagas, contemplando todo o estado.
“O Vale Universidade me ajuda não somente no financeiro, mas também na experiência de poder atuar na minha área e dentro de um local que jamais pensei que iria estar”, conta a estudante. Letícia mora com os pais e mais uma irmã, e somente o pai trabalha fora.
“Sem o programa seria muito difícil pagar a universidade já que apenas meu pai sustenta a família. Para conseguir arcar com as despesas eu teria que conciliar um trabalho remunerado e a faculdade. Com o Vale Universidade além de receber o benefício, aprendo muito na prática e adquiro bagagem para atuar no mercado de trabalho”, destaca a acadêmica.
O Vale Universidade está presente em vários órgãos públicos e Organizações Não Governamentais (OnGs), sendo o único programa em Mato Grosso do Sul que em parceria com o Exército Brasileiro disponibiliza acadêmicos para estagiar dentro do seu comando.
Para o coronel José Roberto de Melo Queiróz, a parceria foi bem sucedida, o que se comprova pelo alto índice de satisfação dos supervisores que acompanham os estudantes durante o período de estágio. “É uma satisfação receber esses acadêmicos e certamente estaremos ajudando no profissional e como cidadãos formadores de opinião. Em todas as reuniões com a equipe do Vale Universidade e com nossos supervisores constatamos o sucesso dessa parceria”, ressalta o coronel.
O PVU atende 1.467 alunos em universidades e faculdades de todo o Estado e com as novas 500 vagas da edição de inverno, o programa está próximo de alcançar a marca de 2 mil acadêmicos beneficiados.
A tenente Flávia Leimgruber é uma das supervisoras que acompanha o dia a dia dos acadêmicos na instituição. “Já passaram vários acadêmicos aqui no CMO, e percebemos ser uma mão de obra valiosa. São pessoas que vão sendo moldadas de acordo com o que a instituição precisa e se tornam excelentes profissionais. O comprometimento desses estudantes é muito gratificante, eles saem com bagagem de valores que vão levar para a toda a vida”, reforça a tenente.
Inscrições
O acadêmico interessado em ingressar no PVU, edição de inverno, pode realizar sua inscrição até o dia 3 de agosto, diretamente no sitewww.sead.ms.gov.br, clicando no banner do lado esquerdo da página. Lá estão disponíveis todos os requisitos para seu ingresso.
O Vale Universidade beneficia os acadêmicos em 90% do valor da mensalidade. Nas faculdades privadas, o Governo do Estado custeia 70% do valor da mensalidade; 20% é de responsabilidade da instituição de ensino e 10% é a contrapartida dos alunos. Nas universidades públicas o repasse é feito diretamente na conta do estudante, sendo o cálculo baseado na média da mensalidade do curso em outras universidades.
Solange Mori (Assessoria Vice-Governadoria)
Fotos: Xuxa