Campo Grande (MS) – Em solenidade de reabertura da Fundação de Trabalho de MS, realizada na manhã desta quinta-feira (03.05), a titular da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), Elisa Cleia Nobre, representando o governador Reinaldo Azambuja, afirmou que a reabertura da Fundação representa o compromisso do Governo do Estado com o trabalhador de MS, sendo que dados anunciados na solenidade colocam Mato Grosso do Sul como segundo estado da federação com a menor taxa de desocupação, na casa dos 7,3%.
“Esse dado expressivo mostra que cada vez mais buscamos oportunizar formas de colocação no mercado de trabalho. Essa é a missão do gestor, reforçar esse ato que representa a dignidade para o cidadão que consegue uma vaga de emprego, e consequentemente o sustento para sua família”, completou Elisa.
O diretor-presidente da Funtrab, Anivaldo Cardozo, informou ainda que mesmo durante o período em que o prédio ficou fechado, devido a um incêndio em novembro de 2017, mais de 10 mil pessoas foram atendidas em forma de mutirões realizados pelos servidores da Funtrab em locais alternativos pela Capital.
Quem aproveitou a retomada do atendimento no prédio reformado foi a cozinheira Valdeni Oliveira, 56 anos. Com mais de 16 anos de experiência na área, ela conta que atualmente faz diárias em um restaurante, mas busca uma vaga de emprego com registro em carteira. “Nossa, gostei muito da reabertura do prédio. Vai ficar mais fácil de conseguir uma vaga e de a gente vir procurar também”, conta esperançosa com a recolocação no mercado.
Morador do Coopatrabalho, Iran Silva, 34 anos, é serviços gerais e está há dois meses desempregado. “Faço minha correria para não ficar parado e quero um emprego fixo”, afirma ao comentar que a notícia que a reabertura da Funtrab ocorreria hoje, motivou sua busca pela vaga de emprego.
A Fundação de Trabalho de MS, localizada na Rua 13 de maio, 2.773, centro da Capital, é um órgão do Governo do Estado, ligado à Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast).
Leomar Alves Rosa – Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast)
Fotos: Matheus Barreto