A Sead (Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos), por meio de sua Secretaria Executiva da Política de Assistência Social, está organizando a 1ª Mostra de Boas Práticas do SUAS (Sistema Único de Assistência Social). O evento, marcado para o dia 30 de agosto de 2024, acontecerá de forma online, das 8h às 16h.
Com o objetivo de promover e reconhecer práticas inovadoras desenvolvidas pela Política de Assistência Social nos 79 municípios do estado, a mostra pretende dar visibilidade a ações que estão contribuindo para a modernização, inovação, eficácia e eficiência do SUAS. A iniciativa também visa estimular a troca de experiências entre os municípios, valorizando o trabalho dos profissionais envolvidos no sistema.
O evento será dividido em duas categorias: Serviços Socioassistenciais e Gestão do SUAS. Em cada categoria, projetos selecionados serão apresentados como exemplos de práticas bem-sucedidas.
Na categoria Serviços Socioassistenciais, os destaques incluem:
Conviver – Uma Estratégica Prática de Fortalecer Vínculos Familiares através do SCFV (Porto Murtinho) – Autor: Hugo Edson Dias Filho.
Projeto “Horta Medicinal e Condimentar” (Três Lagoas) – Autoras: Isadora Fernanda Ferreira Antônio, Julia Ferreira de Souza e Sandra Adriana da Silva Ribeiro.
A Educomunicação no SUAS: Potencializando o Protagonismo Jovem no PAEFI (Sonora) – Autora: Paula Helena Gomes de Moraes Ruiz.
Casa Lilás (Ivinhema) – Autoras: Amanda Djalma Dutra Hayashi e Katiane Lopes Xisto Galana.
Projeto Padrinho para Crianças e Adolescentes da Unidade de Acolhimento Institucional de Terenos-MS (Terenos) – Autoras: Mônica Torres Martins e Tatiane Barbosa de Jesus dos Santos.
Na categoria Gestão do SUAS, os projetos apresentados serão:
A Implantação da Educação Permanente do SUAS em Paranaíba-MS (Paranaíba) – Autoras: Ana Alice Tiago de Freitas e Mariana Leal de Souza.
Cuidando de Quem Cuida: + Qualidade de Vida no Trabalho (Ivinhema) – Autoras: Amanda Djalma Dutra Hayashi e Adriane Marcon.
Boletim Trimestral da Vigilância Socioassistencial (Nova Alvorada do Sul) – Autores: Eliete de Melo Silveira, Luan Fernando Schwinn Santos e Joyse dos Santos Ferreira.
Projeto: “Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa – CMDPI” (Aparecida do Taboado) – Autor: César Augusto Ribeiro Dezidério.
A participação no evento é aberta ao público e poderá ser acompanhada ao vivo pelo YouTube. As inscrições podem ser realizadas no site da Escola de Assistência Social do Estado de Mato Grosso do Sul “Mariluce Bittar”.
Para assistir à mostra, acesse os links:
Manhã: Transmissão Matutina (https://www.youtube.com/watch?v=4nzzZAfA5Ts)
Tarde: Transmissão Vespertina (https://youtube.com/watch?v=nfMcsS2bjc0)
Inscrições: https://www.cursos.ms.gov.br/EscolaSuas
Leomar Alves Rosa, comunicação Sead