Campo Grande ( MS) – Gestores municipais têm até o dia 31 de julho para preencher o Cadastro Nacional de Entidades de Assistência Social (CNEAS), ferramenta eletrônica que contém informações sobre entidades e organizações que prestam serviços socioassistenciais no país. A Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast) disponibilizou em seu site, panorama dos municípios que possuem entidades e ofertas de assistência social e a situação de preenchimento no sistema.
Em Mato Grosso do Sul são 319 entidades e ofertas inseridas na Base inicial do cadastro nacional, distribuídos em 69 municípios. Destes, até o mês de abril, 94 cadastros haviam sido concluídos em 22 municípios; e 272 cadastros estavam em preenchimento em 45 municípios.
O banco de dados é a principal ferramenta do Programa Nacional de Aprimoramento da Rede Socioassistencial Privada do Suas (Aprimora-Rede), instituído pelo Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS). O programa visa auxiliar no monitoramento e qualificação dos serviços, programas, projetos e benefícios oferecidos por estas entidades nos estados e municípios, além de utilizar as informações para subsidiar estratégias de gestão do Suas.
Na próxima segunda-feira (20), das 8h às 9h30, haverá teleconferência com objetivo de esclarecer dúvidas relativas ao preenchimento do Cadastro, responder as perguntas e assim entender possíveis dificuldades no desenvolvimento do processo.
Participe enviando e-mail para tele@mds.gov.br ou ligue para (61) 3799- 5863, 3799-5867, ou participe pelo Twitter: @mdscomunicacao. O programa é transmitido ao vivo no estúdio da TV NBR e pode ser acessado pelo link: http://conteudo.ebcservicos.com.br/streaming/nbr.
Dúvidas podem ser esclarecidas pelo 0800-707-2003 ou pelo email redeprivadasuas@mds.gov.br.
Panorama de Preenchimento CNEAS – Mato Grosso do Sul
(Solange Mori – Assessoria Vice-Governadoria e Sedhast)