Campo Grande (MS) – Para ampliar a discussão sobre as barreiras sociais existentes e não reconhecidas em relação às pessoas com deficiência, e construir alternativas para avançar na concepção e implantação de um ambiente social mais inclusivo, a Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast) por meio da Superintendência da Política de Assistência Social (Supas) promove de 02 a 04 de agosto, no auditório do Eco Hotel do Lago, o 2º Seminário Estadual de Formação Intersetorial dos Grupos Gestores e Técnicos do Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC na Escola).
O objetivo do seminário é capacitar os técnicos e gestores municipais para a aplicação de questionário para identificar as barreiras que impedem o acesso e a permanência na escola dessas crianças e adolescentes beneficiários do BPC.
Para o superintendente da Política de Assistência Social, Sérgio Wanderly, o seminário tem por escopo articular os diferentes setores dos governos estadual e municipais na resolução de problemas do cotidiano da gestão, dando eficiência e eficácia às políticas públicas setoriais no atendimento à pessoa com deficiência. “Articular saberes requer uma readequação dos serviços ofertados pela gestão pública, além de uma readequação na caracterização e envolvimento dos sujeitos no processo de operacionalização das atividades de gestão”, pontuou o superintendente.
Posteriormente o questionário será aplicado nos municípios e os dados coletados junto aos beneficiários durante visitas domiciliares serão inseridos no sistema BPC na Escola. Após o diagnóstico inicia-se nova etapa do programa que é o acompanhamento dos beneficiários e de suas famílias pelos técnicos dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), e das ações intersetoriais desenvolvidas pelos grupos gestores do programa, que envolve as políticas de educação, de assistência social, de saúde e de direitos humanos, para superação dos obstáculos de acesso e permanência na escola desse público específico.
BPC na Escola
O Programa BPC na Escola desenvolve ações para garantia do acesso e permanência na escola de crianças e adolescentes com deficiência, de 0 a 18 anos, beneficiários do Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC).
Atua com quatro eixos principais: identificar, entre os beneficiários do BPC até 18 anos, aqueles que estão na escola e aqueles que estão ora da escola; identificar as principais barreiras para acesso e a permanência na escola das pessoas com deficiência beneficiárias do BPC; desenvolver estudos e estratégias conjuntas para superação dessas barreiras; e manter acompanhamento sistemático das ações e programas dos entes federados que aderirem ao programa. Os beneficiários recebem mensalmente um salário mínimo.
Serviços: O Eco Hotel do Lago fica na Rua Bom Retiro, nº 1.098 – Chácara das Mansões – telefone: (67) 3393-0101.
Solange Mori- Sedhast
fotos: Solange Mori e Leomar Alves Rosa