Campo Grande (MS) – Como parte de uma série de palestras que visa levar informações relevantes aos servidores, na manhã desta sexta-feira (24), no auditório da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), o médico nefrologista, Alexandre Silvestre Cabral, ministra palestra que trata da obesidade e da saúde dos rins.
Na abertura do evento, o secretário-adjunto da Sedhast, Adriano Chadid, fortaleceu a iniciativa da Unidade de Apoio ao Servidor, em levar essas informações para todos da secretaria. “Sem dúvida esse é um assunto que reflete diretamente na vida de todos nós. Com a saúde em dia podemos desenvolver melhor nossas funções e ainda atuarmos como multiplicadores das boas informações que aqui recebemos”, destacou, lembrando que mais palestras virão.
Em dados apresentados pelo médico, no ano 2000, pouco mais de 40 mil brasileiros estavam em tratamento dialítico, número esse que saltou para mais de 120 mil em 2016. “Temos o lado bom e ruim desse número. O bom é que estamos detectando e dando mais acesso a esse tratamento. O lado ruim é que precisamos nos tratar mais de outras doenças que afetam os rins”, explicou, ressaltando ainda que a pressão alta e a diabetes são as maiores inimigas da saúde renal.
O que são os rins?
Os rins são um par de órgãos em forma de feijão, e estão fixos na parede póstero-superior da cavidade abdominal um a cada lado da coluna vertebral. Ambos estão protegidos pela parte inferior da caixa torácica.
A principal função dos rins é filtrar o sangue, removendo o excesso de água, sal e resíduos através da urina. A urina é armazenada na bexiga até a pessoa urinar. Fonte: ONG Instituto Oncoguia.
Texto: Leomar Alves Rosa, assessoria Sedhast | Fotos: Ana Paula Oliveira