Campo Grande (MS) – À frente da Subsecretaria de Políticas Públicas para a População Indígena, a subsecretária Silvana Dias, participou na manhã desta quarta-feira (21), da etapa regional da 1º Conferência Nacional de Política Indigenista, organizada pela Fundação Nacional do Índio (Funai), na Capital. O evento, que acontece até a próxima sexta feira no Eco Hotel do Lago, tem como missão avaliar a ação indigenista do Estado Brasileiro, reafirmando as garantias e os direitos reconhecidos aos povos indígenas, e ainda eleger delegados de Mato Grosso do Sul para a etapa nacional, em Brasília, no mês de novembro.
“Temos na Funai uma parceira para tratar dos assuntos relacionados a população indígena de MS. Unir instituições em prol dos patrícios e ainda ouvi-los é papel fundamental para uma política de resultados efetivos e que contemplem os mais de 75 mil índios do estado”, destacou a Silvana Dias.
O documento base entregue aos participantes da conferência traz como eixos temáticos: territorialidade e o direito territorial dos povos indígenas; autodeterminação, participação social e o direito à consulta; desenvolvimento sustentável de terras e povos indígenas; direitos individuais e coletivos dos povos indígenas; diversidade cultural e pluralidade étnica no Brasil; e direito à memória e à verdade.
Coordenador Regional da Funai em Campo Grande, Evair Borges (foto acima), destacou a realização da conferência como um marco inicial nas discussões relacionadas aos assuntos indígenas. “Essa é a primeira de muitas que devemos realizar. Vamos levar para Brasília (DF) anseios que afligem nossa população”, ressaltou.
Participaram da abertura do evento representantes do Ministério da Justiça, Advocacia Geral da União, Funai, Defensoria Pública de MS e lideranças indígenas.
Serviço
O Eco Hotel do Lago está localizado na R. Bom Retiro, 1098 – Chácara das Mansões, Campo Grande – MS. Telefone: (67) 3393-010.
Texto e fotos: Leomar Alves Rosa (Vice-Governadoria e Sedhast)