Campo Grande (MS) – O governador Reinaldo Azambuja, apresentou nesta segunda-feira (26) os titulares das subsecretarias de políticas públicas para a promoção da igualdade racial e cidadania, e das políticas para mulheres, população indígena e juventude, ligadas a Sedhast (Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho). A missão desses gestores será o resgate da cidadania e diminuição das desigualdades sociais.
A vice-governadora e secretária da Sedhast, Rose Modesto, assumiu a Subsecretaria de Políticas Públicas para Mulheres, População Indígena e Juventude. Tendo Silvana Terena, como superintendente de Políticas Indígenas; Thiago de Freitas dos Santos, superintendente de Políticas para a Juventude, e Luciana Azambuja Roca, superintendente de Políticas Públicas para as Mulheres.
Durante o anúncio, Rose Modesto, reafirmou o compromisso desse novo governo com a população sul-mato-grossense, que tem como objetivo principal o resgate da cidadania e de oportunizar pessoas que hoje estão numa situação de vulnerabilidade para o acesso a emprego, lazer, cultura, educação e saúde.
Na Subsecretaria de políticas públicas para a promoção da igualdade racial e cidadania, assume Carlos Alberto da Silva Verçosa, que tem o grande desafio de implementar o Plano Estadual de Igualdade racial, que vai definir diretrizes para o fortalecimento das comunidades.
O governador ressaltou a busca constante de um diálogo entre os órgãos e gestores. “São grandes os desafios e priorizamos pelo diálogo para a construção conjunta de um governo, que olha pelo povo e que trabalha para diminuir desigualdades sociais”.
Representação indígena
Silvana Terena, atuante no movimento indígena afirma que a prioridade será a discussão da questão alimentar, demarcação de terras e o ensino da língua materna nas escolas indígenas.
“Nós vamos ouvir a população indígena e buscar soluções para resolver os anseios da comunidade. Nós temos o apoio da secretária Rose Modesto e do governador Reinaldo Azambuja para fazermos um bom trabalho e darmos dignidade a essa população”, disse.
Juventude
Thiago de Freitas dos Santos, superintendente de Políticas para a Juventude, disse que o objetivo é implantar programas que favoreçam os jovens, como esporte e lazer, para ocupar o tempo ocioso. Outra meta, é a parceria com a Fundação do Trabalho de MS, para o encaminhamento do jovem ao primeiro emprego.
Mulher
A presidente da Comissão de Infância e Juventude do Instituto Brasileiro de Direito de Família, Seccional de Mato Grosso do Sul (IBDFAM/MS), Luciana Azambuja Roca assume a Superintendência de Políticas Públicas para as Mulheres, com a missão de diminuir os casos de violência, já que o Estado é o quinto do País. “Nossa prioridade será o combate a violência. A Casa da Mulher será inaugurada nos próximos dias e pretendemos dar todo o suporte para tirar a mulher dessa situação de vulnerabilidade”.
Texto: Solange Mori
Fotos: Leca